segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Salada Tropical


Há quem diga que cozinhar é uma arte. Para mim, cozinhar é uma forma de descontrair, de relaxar, de me divertir e sobretudo, cozinho com um grande prazer!
Me distraio preparando uma receita, pensando nas pessoas que irão saborear aquele prato, nos elogios que vou receber (risos). Sim, todos gostamos de elogios!!! E assim, encontro uma forma de me distrair e desligar dos afazeres do dia a dia.

Este final de semana fiz uma salada do chef Olivier que foi inspirada em sua viagem a Moçambique e tem um sabor incrivelmente surpreendente e agradável!



SALADA TROPICAL
Ingredientes:
1 pepino sem casca (ou meio pepino por pessoa )
5 limões
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
1 celoba roxa
500ml de água com gás
500gramas de camarão sem casca
100 gramas de alcaparras
1 colher (sopa) rasa de pimenta verde
½ maço coentro picado ou salsa picada
1 colher (sopa) sal grosso

 Modo de preparo:
Corte o pepino ao meio na horizontal em duas partes. Retire as sementes e corte-os em fatias pequenas. Coloque o pepino cortado em uma vasilha com sal grosso na geladeira por 15 minutos, ou mais. Retire da geladeira e lave os pedaços amassando para tirar o sal. Esprema dois limões no pepino e reserve na geladeira para retirar o restante do sal.

Retire as sementes dos pimentões e corte-os em tiras finas. Coloque as tiras dos pimentões em uma vasilha, esprema um limão e reserve na geladeira. Corte a cebola em pequenas rodelas, coloque na água com gás e reserve por 10 minutos na geladeira para tirar a acidez. Frite os camarões com um pouco de azeite. Agora retire o pepino da geladeira e enxague novamente. Secando e torcendo bastante com um pano. Seque a cebola e misture com o pepino, o pimentão, as alcaparras, a pimenta verde e o coentro. Esprema mais dois limões, jogue por cima e misture bem. Coloque os camarões e sirva.

Observação e minhas dicas:
- O pepino preparado com sal grosso fica mais crocante.
- Esta receita serve duas pessoas
- A pimenta que usei foi a pimenta de cheiro que encontramos com facilidade nas feiras
- O limão que usei foi o limão sicilianos que gosto muito do sabor e também serve para   enfeitar e dar acabamento ao prato.

Bom apetite!
Tânia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário