segunda-feira, 5 de agosto de 2013

365 dias sem compras! Faz sentido?


Quem é que não gosta de roupa nova? Óbvio que adoramos, é simplesmente uma delícia comprar uma peça nova!

Depois que voltamos de nossa viagem de 2010, resolvemos cair na tentação de ficar 365 dias sem fazer compras. A justificativa era que tudo no Brasil está muito caro - roupas, sapatos, bijoux, ainda mais!

E conseguimos! Ficamos exatamente 1 ano sem comprar nada, nem uma peça de roupa, um par de sapato ou um colarzinho.

A grande questão é: valeu?

Eu acredito que sim, mas não da forma como todos imaginam – financeiramente. A mudança foi muito mais na forma de enxergar e definir o meu verdadeiro estilo.

Na verdade não tratei este ano sem compras como um ano de sacrifício ou sofrimento – é claro que não fazia questão de ir ao shopping e ficar olhando vitrines - , tentei curtir o exercício de  buscar a cada dia uma opção usando somente o que estava no armário – é isto o que vai mudando a capacidade de combinar e fazer produções diferentes - , já que não dava para abrir as portas do armário e falar “não tenho nada para vestir”.

No final disto tudo, acabei arrumando a bagunça do meu armário, me livrei de todo o excesso de roupas – sem trapacear dizendo “esta roupa velhinha que eu gosto tanto vai ficar” -, roupas sem uso há um ano, foram descartadas. Não perdi o foco e me livrei de muita coisa, e sinceramente, foi mais fácil do que eu imaginava. 

Examinei cada peça perguntando se fazia sentido que ela permanecesse no meu armário (Eu ainda gosto disto? Isto faz sentido com o meu estilo e idade? Isto ainda serve?).
Agora sei quando uma peça já deu o que tinha que dar e vou usar somente o que tenho de melhor no meu armário (sabe aquela velha história prefiro pouco e bom) , e ainda, aprendi a comprar, ou pelo menos, o meu desejo de comprar já não é tão grande.

Enfim, sou uma nova mulher ...rs... com poucas peças, uso o melhor que tenho e minhas compras são mais seletivas.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário