sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Contanto pontos

Há alguns anos atrás, nós adolescentes, éramos inscritas em uma escola de boas maneiras e, claro, não escapei desta. Fui levada pela minha mãe para a Socila*. Apesar da escola ser para formação de modelos, várias meninas frequentavam para aprender postura, elegância e sofisticação.



Vivi numa época onde estes valores eram muito importantes e tínhamos que aprender para ingressarmos na sociedade. Ou seja, criança vivia no lugar de criança e quando chegava a hora de frequentar lugares de adultos, isto nos era ensinado por estas escolas especializadas em comportamento e boas maneiras.

Tínhamos aulas de etiqueta onde manipular copos e talheres com delicadeza era símbolo de boa educação. Aulas de como receber e bem conviver, automaquiagem, como se vestir, andar com leveza e elegância, portar diante de várias situações, além de subir e descer escadas, sair do carro e vários outros detalhes.

Enfim, fui preparada para ingressar na tão esperada sociedade! Isto era um sonho para toda adolescente, fazer o curso de boas maneiras e ter afinal seu baile de debutantes. Esta repaginação era o ingresso para frequentar eventos e reuniões de adultos.

Confesso que isto foi importante em minha vida! E, mesmo não precisando usar todo aprendizado adquirido frequentemente, é maravilhoso estar segura e saber se virar independentemente do ambiente ou situação. É um aprendizado para toda vida!



Hoje, saudosa me recordo claramente de como aprendi a andar de sapatos de salto. Era uma longa passarela onde desfilávamos de um lado para outro, de uma ponta a outra... Detalhe, tudo isto equilibrando um grande livro, pesado, em cima da cabeça. Era a primeira lição para andar com elegância, barriga para dentro, ombros para trás e olhos para frente!

A professora de vestuário, hoje chamada de personal stylist, tinha uma tabela de pontos que classificava as peças de roupas. Uma camisa estampada valia mais pontos do que uma camisa branca, ou, um brinco grande valia mais pontos do que um brinco pequeno. Um determinado número de pontos não deveria ser ultrapassado em hipótese alguma, o que significava que a produção estava em perfeita harmonia.

Detalhes que devíamos saber, e foi assim, contando pontos, que aprendi a me vestir! Ou pelo menos tentei...


* Sociedade Civil pela Integração Literária e Artística (SOCILA) foi a 1ª escola para modelos no Brasil, fundada em 1954 e era localizada no Rio de Janeiro. Administrada pelas sócias Maria Augusta Nielsen e Ligia Carrato, juntas era chamada de “fabricantes de estrelas” e dedicavam-se a ensinar etiquetas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário