quinta-feira, 27 de junho de 2013

Estação romântica e aconchegante

Inverno, doce inverno das manhãs
Translúcidas, tardias e distantes
Propício ao sentimento das irmãs
E ao mistério da carne das amantes”
 (Siciliano Giacomo, Londres, 1939)


Estação romântica e aconchegante, proporciona momentos quentinhos e deliciosos. E, para fazer destes momentos especiais e acolhedores, vamos compartilhar, entre tantos, que fiz nesta semana para receber amigos queridos: RACLETE!

Adoro cozinhar para amigos e minha família, gosto de preparar tudo, e a partir de meus pratos compartilhar momentos únicos e proporcionar isto aos do meu convívio, mesmo sabendo que o delicioso ato de degustar é uma experiência difícil de expressar. ADOROOOO SURPREENDER .... risos.



O detalhe faz a diferença e para qualquer prato, a apresentação é um pequeno e essencial detalhe, assim, para esta raclete, preparei a mesa usando cores claras contrastando com os pratos coloridos. 

Guardanapos bem dobrados (farei um post especial com este detalhe) – dobradura de guardanapos) e um vasinho com ervas frescas – manjericão, alecrim, orégano e salsa – onde cada convidado se serve a vontade e tempera seu próprio alimento, que ficou ORIGINAL e muito SIMPÁTICO!!!





A cada prato que preparo procuro representá-los como uma cenografia onde a degustação é feita através dos sabores, emoções, lembranças, sensações e texturas.

Além da racleteira preparei acompanhamentos diversos: embutidos, azeitonas, rosbife com picles de pepino e abacaxi (sugestão para sabor Califórnia), o próprio queijo raclete e queijos variados (moles e de fácil derretimento), tomate (sugestão para sabor marguerita), geleias, pastas, nozes e damasco, além das batatas cozidas que é fundamental para acompanhar.


Tudo isto regado a um bom vinho, bons amigos, a noite se tornou encantada com a brisa fresca assobiando na janela, o céu escuro e as nuvens passando devagar, mostrando que este sim, é o inverno que acaba de chegar.

Tânia Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário